MARKETING COMERCIAL: COMO OS GESTORES IMPACTAM DIRETAMENTE NO DESCONHECIMENTO ENTRE OS SETORES

Marketing; Marketing Comercial

A American Marketing Association descreve o Marketing Comercia como uma “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.”
Resumidamente, o Marketing Comercial é o processo pelo qual as necessidades dos clientes são identificadas e satisfeitas por produtos ou serviços de uma organização, tendo em vista a obtenção de lucro (de preferência muito!). É assim que as empresas esperam ganhar vantagem competitiva acima de qualquer outro concorrente no mesmo mercado.
Dentre os principais setores no varejo eletrônico, as áreas de marketing e o comercial se destacam. Responsáveis por atuar em funções que impactam diretamente o lucro e o crescimento das lojas virtuais, os profissionais dessas áreas ainda pecam quando o assunto é a integração dos objetivos e atividades, o que pode resultar em diversos problemas no e-commerce.
Por conta da distância entre as áreas – mesmo que correlatas, suas obrigações são muito específicas, o que dificulta a integração entre elas –, suas metas podem não se conversar, por incrível que pareça, gerando o efeito bola de neve, onde a origem e a consequência do problema podem ser facilmente confundidos pelos gestores, ocasionado pelas baixas comunalidades, que são, basicamente, as metas de faturamento, que costumam estar presentes em ambas as áreas.
Assim, através de objetivos distantes, os profissionais de ambos os departamentos se tornam cada vez mais individualistas, atuando para atingir seus próprios resultados, deixando a companhia em segundo plano, mesmo que inconscientemente. Portanto, a falta de convergência gera o baixo conhecimento sobre as possibilidades presentes para o auxílio mutuo. Se um profissional de marketing, por exemplo, fosse responsável pelo comercial, ele distribuiria sua verba e não a concentraria na divulgação de produtos de alto retorno, como celulares, deixando de lado itens como monitores e impressoras, que são categorias onde a margem pode ser melhor trabalhada, gerando maior lucro.
O mesmo acontece no inverso, os atuantes do comercial, por falta de conhecimento sobre marketing, acabam gerando necessidades irreais, por exemplo, investir em categorias de baixa performance, que ocasionam em estratégias errôneas que poderiam ser evitadas através da integração entre as áreas. Essas divergências ocorrem por causa do afastamento entre os setores, fazendo com que ambos acreditem entender do negócio do outro, mesmo sem o compartilhamento das metas e objetivos.
As metas em comum – que hoje, podem ser resumidas em: faturamento – deveriam ser o bottom e o top line das categorias. Caso isso não seja possível dentro da loja virtual, que algumas metas, como o Return Over Investiment (ROI), do marketing e a Margem, do comercial, sejam compartilhadas, gerando maior dependência e proximidade entre ambos os setores.
Portanto, cabe aos gestores que essa integração seja realizada. Além dessa solução, eles poderiam, também, atuar na criação de um time que seria responsável pelo intermédio entre o marketing e o comercial, fazendo a ponte no consumo de informações de operação de cada área para utilizar as forças de um para suprir as fraquezas do outro.

Fonte: E-Commerce News; Ecossistema Dgital

Como já deu pra perceber, o Inbound Marketing torna as abordagens muito mais assertivas, com investimentos menores e resultados mais efetivos. Ou seja, motivos de sobra para sua empresa mergulhar no marketing de conteúdo e acelerar a produção de material. Que tal ficar por dentro sobre o Marketing? Se ligue nesse blog e garanta o Mini Treinamento de Web Marketing. http://bit.ly/MiniTreinamentoWeb

19 comments

  1. bom dia, como vaiw Eu gostei bastante do tema abordado, realmente o markting digital é muto importante para quem trabalha com a internet

  2. Na era da informação, empreendedorismo é a bola da vez, mas se não tiver o suporte de uma boa estratégia de marketing dificilmente as coisas vão pra frente.
    Excelente o teu post!

  3. Nos dias de hoje quem possui alguma empresa, negócio pela internet markting é importante, quem não tem um aprofundamento com markting com certeza estará perdendo, muito boas as suas informações sobre esse assunto que interessa há muitas pessoas que tem o seu negócio, gostei muito de saber mais, bjs.

  4. Gostei bastante de saber mais sobre o marketing comercial, bons motivos expostos nesse post para investir no marketing

  5. Marketing é sempre importante pra quem deseja empreender, parabéns pelo post super explicadinho adorei!

  6. Que post interessante, gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre marketing comercial. Sou bem leiga no assunto, mas seu post direto e sem termos complicados ficou bem claro para mim.

  7. Que interessante, as vezes achamos que isso não muda nada pra nós
    mas de alguma forma sim
    por isso devemos estar por dentro de tudo quanto o assunto é empreender
    amei
    bjs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *